quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Parabéns a Turma 612!

Aula do Plantão no Laboratório de Informática!

Neste dia 30/09 a turma 612 esteve no Laboratório de Informática conhecendo e interagindo com o Blog do Plantão Pedagógico!
Os alunos responderam as enquetes e as perguntas de algumas postangens! E também fizeram excelentes comentários em relação às atividades do Plantão!!

PARABÉNS 612!








sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O que você tem a ver com a Corrupção?

Cantinho do Plantão Pedagógico IEE:
O que você tem a ver com a Corrupção?










e você:
O que você tem a ver com a Corrupção?

Dia da Árvore!

Cantinho do Plantão Pedagógico IEE:
Dia da Árvore (22 de setembro)!












































sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Texto: Quando os Vilões se encontram!

Texto: Quando os Vilões se encontram!


Texto: 10 passos para alimentação saudável

Texto: 10 passos para alimentação saudável



Filme: Ratatouille


Atividade do filme: Ratatouille

1. O que Remi (rato) gostava mais de fazer em relação aos alimentos?
2. Onde a família do Remi (rato) moravam no ínicio do filme?
3. Com quem ele falava através de um livro?
4. Quem era Linguini?
5. Qual foi o primeiro prato que Remi fez no restaurante?
6. Como Linguini e Remi se uniram para salvarem a própria vida?
7. Por quê o chefe queria acabar com o Linguini?
8. Por que o restaurante foi fechado?
9. Que tipo de comida o Remi gostava de fazer?
10. Pra você qual é a importância de se alimentar bem? De ter hábitos saudáveis?
11. Que tipo de restaurante Linguini, Remi e Collete montaram no final do filme?
12. Faça uma ilustração do filme.

Filme: “viagem ao Centro da Terra”


Atividade do filme:
“viagem ao Centro da Terra”

1. Do que tratava o filme?
2. Escreva o que mais lhe chamou sua atenção?
3. O que o cientista queria buscar no centro da Terra?
4. O filme retratava alguns fenômenos da natureza, qual(is) seria(m)?
5. Faça um desenho demonstrando este fenômeno da natureza?
6. Escreva uma parte do final do filme.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Atlandida: Na escola IEE

Um recreio com diverções extras!!! Hoje tivemos visita & muita animação da Radio Atlantida.....com Rap........oficina de grafismo. Com o objetivo de promover e extender a Campanha "Participe doando Brinquedo!"!!!! faça parte dessa história!!!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Filme: “Tá dando onda”


Atividade do Filme:
“Tá dando onda”


1. Qual é a mensagem do filme?
2. O que é ser amigo para você?
3. Qual é a maior qualidade que seu melhor amigo possui?
4. Você se considera um bom amigo? Por quê?
5. No filme, em que cena Kadu demonstra ser um bom amigo? Descreva a cena.
6. O que você acha da linguagem utilizada pelos personagens do filme?
7. O que você seria capaz de fazer por um grande amigo?

Filme: “O galinho Chicken Little”



Atividade do Filme:
“O galinho Chicken Little”


1. Como era o relacionamento entre o galinho e seu pai? Justifique sua resposta.
2. E o relacionamento do galinho e seus colegas?
3. O galinho tinha muitos amigos? Por quê?
4. Você já viveu ou vive uma situação parecida com sua família? Justifique.
5. Como você acha que deve ser o relacionamento entre pais e filhos?
6. E entre amigos?
7. Você faz confidências a sua mãe ou a seu pai? Por quê?
8. Se você tivesse um amigo com problemas de relacionamento com seus pais, que conselho você daria a ele?

Filme: “O bicho vai pegar”


Atividade do Filme:
“O bicho vai pegar”

1. Qual é a mensagem do filme?
2. Qual é a relação que o urso Boog tinha com a Beth?
3. Por que Elliot vivia na cidade?
4. O que os animais fizeram para espantar os caçadores da floresta?
5. O que Boog fazia no início do filme?
6. Por que o urso pardo não voltou para a cidade com a Beth?
7. Por que os caçadores poderiam destruir a floresta? O que eles queriam da floresta?
8. Qual era o objetivo dos animais na floresta?

Texto: Haja Estômago!

Texto: Haja Estômago!

Texto fala sobre a rotina alimentar de uma adolescente, e começa... Cedo, não come nada. Depois, café, chicletes, ketchup, mostarda, refrigerante. Não almoça nem janta (tem medo de engordar). Termina com dor de cabeça. Veja como uma adolescente faz o seu estômago sofrer.
Confira o texto clicando abaixo:


Filme: “Meninas Malvadas”


Atividade do Filme:
“Meninas Malvadas”

1. No filme, o autor mostra que os adolescentes normalmente formam grupos (tribos) por afinidade (interesse). Você consegue identificar situação parecida no colégio? Cite os grupos que você reconhece.
2. Você concorda com o comportamento da personagem Regina? Por quê?
3. O que você faria se estivesse no lugar da personagem Cady em relação ao livro do arraso, agiria como ela? Por quê?
4. Em sua opinião, algum personagem praticava o Bullying no filme? Quem?
5. Descreva a cena em que é possível identificar essa ação (bullying).
6. Você já viu algo parecido com a história do filme acontecer na sala de aula ou no colégio? Conte sua história.

Texto: Consumismo

CONSUMISMO

Consumismo é o ato de comprar produtos e/ou serviços sem necessidade e consciência. É impulsivo, descontrolado e que deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços. É também uma característica do capitalismo e da sociedade moderna rotulada com “a sociedade de consumo”.
Diferencia-se em grande escala do consumidor, pois este compra produtos e serviços necessários para sua vida enquanto o consumista compra muito além daquilo de que precisa.
O consumismo tem origens emocionais, sociais, financeiras e psicológicas onde juntas levam as pessoas a gastarem o que podem e o que não podem com a necessidade de suprir à indiferença social, a falta de recursos financeiros, a baixa auto-estima, a perturbação emocional e outros.
Além de conseqüências ruins ao consumista que são processos de alienação, exploração no trabalho, a multiplicação de supérfluos (que contribuem para o processo de degradação das relações sociais e entre sociedades) e a oneomania (que é um distúrbio caracterizado pela compulsão de gastar dinheiro que é mais comum nas mulheres tomando uma proporção de quatro por um), o meio ambiente também sofre com este “mal do século”, pois o aumento desenfreado do consumo incentiva o desperdício e a grande quantidade de lixo.


Consumo Compulsivo

Consumo compulsivo pode comprometer desde o equilibro emocional até o orçamento familiar.
O ato de comprar muitas vezes não esta relacionado simplesmente com a aquisição de bens de consumo. As compras podem assumir uma ligação com a frustração ou a solidão.
Cresce cada vez mais o número de pessoas que procuram ajuda psicológica ou psiquiátrica para controlar o consumo compulsivo.
O costume de comprar aparece por volta dos 18 anos, quando apesar de não comprarem, os jovens gastam horas experimentando roupas.
O consumo compulsivo pode comprometer desde o equilíbrio emocional até o orçamento familiar. Diante da impossibilidade financeira de adquirir um produto, a ansiedade da pessoa pode ser aumentada.
O professor Roberto Pani aponta que o consumo pode funcionar para remediar carências.
Dificuldades de relacionamento podem ser sinalizadas pela compulsão. Giovanni Siri salienta que a identidade é fundamentada através das relações com o próximo. Sendo assim, diante de situações nas quais as pessoas se sentem complexas, adquirindo objetos, já que esses não as rejeitam nem decepcionam.
O consumidor só se satisfaz ao adquirir o produto cobiçado, porém este quando adquirido perde seu valor, uma vez que o que está por trás da compra pode ser a tentativa de suprir carências afetivas.


Consumo Infantil

Os excessos quanto aos pedidos das crianças acontecem frequentemente, isto se deve a forte influência que o consumo exerce sobre as crianças. Uma forma de lidar com esse aspecto é a orientação que os pais podem oferecer o quanto antes, esclarecendo que o importante é a personalidade do indivíduo, e na aquilo que ele consome.
Na verdade, os pais são desafiados quando ensinam os filhos que o essencial é ser o que é, já que estão sendo bombardeados pelo consumismo de todos os lados.
Os shoppings possuem uma estrutura que fascinam as crianças. Tudo, as lojas de brinquedos, o parque, as cores e as luzes as atraem.
O ser humano tem uma grande necessidade de aceitação, de pertencer a um grupo, e o ato de consumir seria uma forma de inserção social, ou seja, para vivenciar este sentimento de pertença, a criança “necessita” adquirir determinado brinquedo, certas marcas de tênis e roupas e até fazer alguns passeios que são interessantes para o seu grupo.
Os pais e a escola podem ensinar a criança a consumir com consciência e responsabilidade. Considerando a qualidade do produto e as necessidades a fim de não desperdiçar e sim economizar.
Quando o pai é consumista, tem grande possibilidade de ter filho também consumista. Se o pai é econômico, planeja e investe naquilo que é fundamental, consegue passar esses valores para o filho.
Você é Consumista?

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Atividade: Documentário Evolução pela Alimentação









Atividade:
Documentário Evolução pela Alimentação - Discovery


1. Segundo o documentário, responda:

a. Somos o que comemos?
b. A comida mudou nossas aparências?
c. A carne assada nos tornou inteligente?
d. Somos casados com nossa comida?
e. O leite nos tornou mutante?
f. O pão mudou nossas cabeças?
g. A cerveja salvou a civilização?
h. Nossa comida se transformou em aberração?0



2. O documentário mostra transformações no corpo dos seres humanos de acordo com as mudanças na alimentação ao longo dos anos. Na sua opinião, nossos hábitos alimentares atuais vão proporcionar que mudanças para nossos organismo e estilos de vida?




Responda nos comentários:

Pergunta 4: Alimentação Saudável


O que você acha dos Fast Food?
Responda nos comentários:

Pergunta 3: Alimentação Saudável


Na convivência familiar há uma preocupação com a Alimentação? Qual?
Responda nos comentários:

Pergunta 2: Alimentação Saudável


Qual a importância de uma Alimentação Saudável?
Responda nos comentários:

Pergunta 1: Alimentação Saudável



Crie um cardápio saudável
das três principais refeições do dia:


  • café da manhã,
  • almoço e
  • janta.

Responda nos comentários:

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Cantinho do Plantão!

Cantinho do Plantão Pedagógico:
Alimentação Saudável!


É um espaço no corredor de nossa unidade escolar, na frente de nossa sala, que utilizamos para expor e socializar os diferentes trabalhos realizados com todas as turmas (da 5ª série ao 3ªº) sobre a mesma temática, conforme planejamento anual.
Abaixo estão os trabalhos sobre Alimentação Saudável:




















Comente o que achou das atividades sobre Alimentação Saudável!?