quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Dinâmica: Refeições da Família

Dinâmica: Refeições da Família



Objetivo:

· Trabalhar em grupo;
· Discutir as relações em família;
· Cada aluno se coloca como membro da família e participa da escolha os alimentos;
· Ter noção de valores, dificuldades na elaboração do rancho familiar;


Material necessário:


· Encartes de produtos e promoções de supermercados;
papel, tesoura e cola.


Metodologia:

· Cada grupo de alunos é uma família;
· Cada família (grupo) vai ao supermercado comprar produtos para elaborarem 3 refeições;
· Criar 3 refeições com os produtos comprados (recortar imagens com preço) de encartes do supermercado;
· Colar conforme o exemplo;
· Somar quanto foi gasto em cada refeição;
· Apresentar para a turma, as escolhas, valores e como foi a elaboração dos pratos.


quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Roteiro de Atividades: Alimentação Saudável

Para organizarmos nossas atividades em relação a temática "Alimentação Saudável", criamos uma proposta de roteiro de assuntos e atividades para serem trabalhadas conforme as séries e assuntos específicos.


ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL



5ª SÉRIE
ASSUNTOS - LIVRO :
Contribuições – pág. 03, 04
Cultura por Região - pág. 05 e 06
Conhecendo os Alimentos – pág. 07 a 14
Atividades: A, B e C.
Alimentação Saudável – pág. 18
Texto: Alimentação Saudável
Atividades: D, I
Texto: 10 Passos para alimentação saudável
Atividades: E, J
Pirâmide Alimentar – pág. 19
Atividade: Pintar a Pirâmide Alimentar
Atividade: F
Higiene dos Alimentos – pág. 47
Atividade: Questionário: Alimentação/Higiene
Atividade: G
Produção Ecológica – pág. 47
Livro: Ziraldo
Atividade: Produção de Alimentos (Certo/Errado)
Diagrama (caça-palavras)
Atividade: H
Jogo: Produção Orgânica

ATIVIDADES LIVRES:
Atividades: K, L, M, N, O P, Q e R
Texto: Refeição diante da TV
Texto: Alimentação: O que o Brasil joga fora (desperdício)
Atividade: Prato Saudável
Atividade: Questionário – Alimentação animal e vegetal
Atividade: S
Calendário de Frutas e Hortaliças – Pesquisa da pág. 48


6ª SÉRIE
ASSUNTOS - LIVRO :
Contribuições – pág. 03, 04
Cultura por Região - pág. 05 e 06
Atividade: Mapa e a Culinária Regional
Conhecendo os Alimentos – pág. 07 a 14
Atividade: B.
Alimentação Saudável – pág. 18
Texto: 10 Passos para alimentação saudável
Texto: Alimentação Saudável
Atividade: Prato Saudável – Prato Predileto
Atividade: Cardápio Saudável
Pirâmide Alimentar – pág. 19
Atividade: Colagem colagens de folhetos de supermercado na Pirâmide Alimentar
Atividade: V
Educação Alimentar – pág. 27 e 28
Atividade: Diagrama (caça-palavras)
Texto: Alimentação: O que o Brasil joga fora (desperdício)
Rótulos de Alimentos – pág. 29 e 30
Livro: Ziraldo
Atividade: Produção de Alimentos (Certo/Errado)
Produção Ecológica – pág. 47
Jogo: Produção Orgânica
Cartaz: Produtos industrializados e ‘In Natura’
Atividades: T e U

LIVRE:
Atividade: Calendário de Frutas e Hortaliças – Pesquisa da pág. 48
Texto: Comer de vez em quando não faz mal.
Texto: Texto: Refeição diante da TV
Atividade: Cruzada Alimentação, pesquisa no Livro
Atividade: G - Questionário: Alimentação X Higiene
Atividade: Compras (folhetos de supermercado)



7ª e 8ª SÉRIE – ENSINO MÉDIO

ASSUNTOS - LIVRO :
Contribuições – pág. 03, 04
Cultura por Região - pág. 05 e 06
Atividade: Mapa e a Culinária Regional
Conhecendo os Alimentos – pág. 07 a 14
Atividade: B.
Alimentação Saudável – pág. 18
Texto: 10 Passos para alimentação saudável
Atividade: Diagrama (caça-palavras)
Texto: Alimentação Saudável
Atividade: Prato Saudável – Prato Predileto
Atividade: Cardápio Saudável
Pirâmide Alimentar – pág. 19
Atividade: Colagem colagens de folhetos de supermercado na Pirâmide Alimentar
Atividade: V
Educação Alimentar – pág. 27 e 28
Texto: Alimentação: O que o Brasil joga fora (desperdício)
LIVRE:
Texto: Comer de vez em quando não faz mal.
Texto: Refeição diante da TV
Atividade: Cruzada Alimentação, pesquisa no Livro
Texto: Haja estômago
Atividade: G - Questionário: Alimentação X Higiene
Atividade: Compras (folhetos de supermercado)
Texto: Mal dos Tempos Modernos

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Palestra:Coleta Mecanizada dos Residuos sólidos

Hoje dia 16 de agosto a direção administrativa do IEE em parceria com o Plantão Pedagogico abordou uma temática extremamente importante para nosso,

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Filme: 2012

Atividade proposta com a exibição e discussão do filme 2012!

FILME: SEIS SIGNOS DA LUZ


ATIVIDADE do FILME: SEIS SIGNOS DA LUZ


1) A partir de quando que Will começou a perceber que era diferente de seus irmãos? O que sentia?

2) Por que Will foi acusado de roubo em uma loja no shopping?

3) Por que ele foi o escolhido para encontrar os seis signos?

4) Quanto tempo ele tinha para encontrar os signos?

5) Qual era a finalidade de encontrar os signos?

6) O que aconteceu com o irmão gêmeo de Will?

7) Como Will encontrou o irmão Tom?

8) Em que época do ano se passa o filme?

9) Quem era as pessoas chamadas de anciãs que acompanhava Will na busca pelos signos?

10) Qual era a profissão do pai do Will?

11) Numa parte do filme o irmão Max mudou o comportamento? Explique.

12) Como Will encontrou o 6º signo?

13) Faça uma representação de uma cena do filme (desenho).

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Plantão na Copa do Mundo:

Mural coletivo da Copa do Mundo 2010:

Todas as atividades desenvolvidas sobre a Copa do Mundo e os países participantes, junto com notícias e informações relacionadas ao evento foram expostas no nosso corredor.

Confira que lindos os trabalhos: